RAIZ QUADRADA NÃO EXATA


Gostaria de começar informando que essa fórmula é APENAS uma aproximação muito boa de uma raiz quadrada não exata, ela não produz cálculos exatos, em alguns casos particulares a aproximação pode até chegar a 3 ou 4 casas decimais, mais rotineiramente considera-se apenas a primeira casa decimal, ou ainda em alguns casos pode-se acontecer de não obtermos a aproximação na primeira casa decimal (fato raro de ocorrer).
Essa formula ajudará você na hora de calcular uma raiz não exata, por exemplo a raiz de 2, de 3, de 5, de 7, de 35, e todas as demais.
Como calcular e o que significam essas letras.
N = raiz não exata
B = raiz exata mais próxima de N
Obs: B pode ser maior ou ser menor que N, o importante é qual está mais próximo de N.
Por exemplo:  o número 19 possui dois quadrados perfeitos perto dele, o 16 e o 25, mais o valor de B é 16 pois a distância entre 19 e 16 é de 3 unidades, já a distância entre 19 e 25 é de 6 unidades. Logo 16 está mais próximo de 19.
Aproveitando o exemplo visto a cima, vamos calcular a raiz de 19.
Podemos observar que a raiz quadrada, feita por uma calculadora, nos dá um resultado bem próximo do encontrado que é de 4,358. Observamos que a primeira casa decimal são equivalentes.
Mais um exemplo: Agora calculemos a raiz de 112
Notemos que:
N = 112
B = 121, pois é o quadrado perfeito mais próximo a 112.
Usando a fórmula temos:
Podemos observar que a raiz quadrada, feita por uma calculadora, nos dá um resultado bem próximo do encontrado que é de 10,58




Comentários

Postar um comentário